Na 26ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (11), a Câmara Municipal aprovou em segundo turno o Substitutivo do Projeto de Lei nº 68/2025, de autoria do Vereador João Victor Gasparini (UB). O projeto institui, no mês de outubro do Calendário Oficial de Eventos do Município de Mogi Mirim, a "Barminhada Delas".
De acordo com o texto da medida, a "Barminhada Delas" é um evento de caráter gastronômico, social e turístico, voltado ao público feminino, com envolvimento dos bares e restaurantes locais, podendo a participação do poder público ser de caráter colaborativo e com base na legislação vigente.
O projeto estabelece que o evento terá uma finalidade econômica, relacionada aos estabelecimentos gastronômicos e às propagandas, e possivelmente uma finalidade social, ao incentivar que os recursos arrecadados sejam destinados voluntariamente para ações de promoção da saúde e bem-estar da mulher, no contexto da campanha Outubro Rosa.
Além disso, na justificativa da proposta, Gasparini diz que a medida é inspirada na "Barminhada" tradicional (instituída no calendário municipal pela Lei Municipal nº 6.637/2023) e que a "Barminhada Delas" se destaca por seu foco no público feminino, promovendo inclusão, empreendedorismo e conscientização sobre a saúde da mulher.
O parlamentar explica ainda que a inclusão no calendário oficial visa fortalecer a mobilização cidadã e o comércio local, atraindo turistas e estimulando a economia criativa.
Assista à discussão da proposta que antecedeu a votação em primeiro turno, clicando aqui.
O projeto agora aguarda a sanção do poder executivo para se tornar lei.