Com voto favorável de todos os parlamentares presentes na 10ª Sessão Ordinária, a Câmara aprovou, em turno único, o Projeto de Decreto Legislativo nº 6/2025, de autoria do Vereador João Victor Gasparini (UB). O projeto cria a Frente Parlamentar da Revitalização da Região Central e Diversificação Comercial de Mogi Mirim.
De acordo com a proposta, a frente parlamentar tem como objetivo contribuir para a recuperação econômica do centro de Mogi Mirim e seu potencial na geração de empregos. Para alcançar tal objetivo, a frente planeja trabalhar de forma coordenada e articulada com as Secretarias Municipais, associações que representem os segmentos comerciais, comerciantes, trabalhadores, moradores da região central, urbanistas, entidades diversas e a municipalidade mogimiriana de uma forma geral.
Na justificativa da proposta, o Vereador Gasparini argumenta que Mogi Mirim, como outras cidades, tem vivenciado transformações significativas em seu comércio nos últimos anos. "As mudanças nos padrões de consumo, a ascensão do comércio online e a pandemia da COVID-19 trouxeram desafios sem precedentes para os negócios locais, especialmente aqueles localizados no centro cidade. Diante desse cenário, a criação de uma Frente Parlamentar da Revitalização da Região Central e Diversificação Comercial em Mogi Mirim se apresenta como uma medida crucial e oportuna", escreve o autor, explicando que a medida consiste na reinstalação da frente criada em 2024.
A escolha da presidência e demais cargos será realizada na primeira reunião, conforme emenda aprovada com o projeto.
Confira o parecer das comissões sobre o projeto, clicando aqui.