A Câmara Municipal colocou uma série de documentos históricos em exposição para os munícipes. Os documentos, que contam o passado de Mogi Mirim e da própria Casa de Leis, foram colocados em duas mesas expositoras — com proteção de vidro para maior conservação —, na Galeria de Ex-Presidentes, ao lado do Plenário.

O mais antigo dos documentos é o primeiro Livro Ata da Câmara Municipal e data de 1770. Em suas páginas estão registradas as sessões da época, quando os vereadores se reuniam na "Caza de Morada do Juis Prezidente da Camara" (reproduzindo a grafia da época), para tratar de assuntos da administração da então "Villa de São Joze de Mogi Mirim" — no Brasil Imperial, as câmaras eram as responsáveis pela administração; as prefeituras foram criadas posteriormente.

Do século XIX, os visitantes podem observar um livro contendo leis, decretos e portarias de 1825 a 1828, e duas cartas de 1843, do Presidente da Província de São Paulo para a Villa de Mogi Mirim. Uma das cartas informa a chegada da Imperatriz Teresa Cristina ao Rio de Janeiro, no dia 2 de setembro de 1843 — Cristina e d. Pedro II casaram-se por procuração na Europa e iriam se encontrar, no Brasil, na data da correspondência. A outra carta informava o falecimento de um senador da Província de São Paulo — o Marquês de São João da Palma — e convocava novas eleições para o cargo.

Há ainda um terceiro documento do XIX: o Livro de Nomeação dos Servidores Públicos Municipais de 1830 - 1857.

 

Documento na mesa expositora, na Galeria de Ex-Presidentes da Câmara Municipal de Mogi Mirim. O Ato de Denominação da Rua Chico Venâncio 1931 se encontra no canto inferior direito.

 

Já com relação ao século XX, estão em exposição os Registros de nomeações dos servidores públicos municipais de 1913; o Contrato de Construção do Cemitério Municipal 1918; e o Ato de denominação da Rua Chico Venâncio 1931: "O Cap. Franklin Lima da Fonseca, Prefeito Municipal de Mogy Mirim, usando das attribuições que lhe conferem as leis em vigor resolve: Que o trecho da Rua Jose Bonifacio entre a Praça Ruy Barbosa e a Praça Floriano Peixoto se denomine de hoje em diante Chico Venâncio".

Por fim, os visitantes podem observar as primeiras páginas da Assembleia Constituinte para elaboração da Lei Orgânica 1989.

 

 

 

 



Mais Notícias

Câmara entra em recesso nesta segunda-feira (23) e retorna dia 2 de janeiro; Vereadores eleitos tomam posse dia 1º de janeiro

Ler a notícia

Confira quais projetos do Executivo foram aprovados na 43ª Sessão Ordinária e 5ª Sessão Extraordinária

Ler a notícia