No sábado, dia 31 de maio, a cerimônia para o encerramento da campanha Maio Laranja enfatizou que a luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes continua em todos os meses do ano. O evento foi organizado pelo Vereador Ademir Souza Floretti Junior (Republicanos), que assina, ao lado da ex-Vereadora Joelma Franco (Novo), a Lei Municipal nº 6.346/2021, relativa ao tema. 

Além dos autores da lei, estiveram presentes os Vereadores Luis Roberto Tavares (Podemos) e Everton Bombarda (PDT), a ex-Presidente da Câmara, Sônia Módena (PP), a Secretária de Assistência Social, Cristina Puls, a coordenadora da pasta, Cintia Fantagussi, a supervisora da Secretaria de Educação, Simone Hilário, o gerente da pasta, Gabriel Araújo, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, a Guarda Municipal Elaine Navarro, profissionais do Lar Aninha, entre outras pessoas.    

Os presentes ressaltaram a importância da campanha do Maio Laranja, para dar visibilidade à luta contra as diversas formas de violência contra os mais vulneráveis e conscientizar a população sobre tais crimes. A campanha envolveu caminhadas com diversos setores e eventos nas escolas e com a Casa dos Conselhos, entre outras atividades. 

De acordo com dados apresentados na cerimônia, a maioria dos casos de abusos acontece no âmbito doméstico ou no círculo de conhecidos das famílias, daí a importância de trabalhar o tema nas escolas e outros ambientes e em parceria com autoridades, tanto para a conscientização das crianças, quanto dos pais e demais familiares, para alertar que abuso não é brincadeira e falar da importância da denúncia.

Os participantes também dialogaram sobre a questão da pornografia infantil na internet e redes sociais, pedofilia, turismo sexual e exploração sexual infantil e como o poder público pode atuar para coibir tais crimes.

Além disso, eles frisaram que, além de punir os agressores, a sociedade e as autoridades devem acolher as vítimas. E que a campanha Maio Laranja continua nos demais meses, inclusive, se refletindo na campanha do Junho Violeta, de combate à violência contra idosos, e Agosto Lilás, de combate à violência contra as mulheres.      



Mais Notícias

Escolas Estadual e Municipais, ex-Secretária de Educação e profissionais da área recebem homenagem da Câmara

Ler a notícia

APRIMORAMENTO: Vereadores e servidores participam de curso sobre planejamento e orçamento público

Ler a notícia