Na 8ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (25), a Professora Maria de Lourdes Nunes Pellegrino utilizou a tribuna livre para falar sobre "Mês da Mulher: Projeto Cidadania".

"O dia 8 de março é considerado o Dia da Mulher, porém é necessário questionar sempre se devemos comemorar ou se é preciso refletir, conversar, denunciar, intervir para incluir, dar visibilidade, mudar, fazer justiça. Temos leis para tal", disse inicialmente a professora de geografia e sociologia.

Em seguida, Maria de Lurdes propôs a criação de um espaço na Câmara Municipal para acolher crianças enquanto mães, pais ou responsáveis vierem a esta Casa de Leis para exercer sua cidadania.

"Esta é uma casa aberta ao povo e como poderá ela ensinar para nossos filhos o que é e como funciona a democracia se o povo não consegue frequentar justamente o lugar onde ela acontece e se desenvolve. Então proporcionar esse espaço para os cidadãos é algo justo e urgente se quisermos que as gerações futuras sejam não só mais acolhedoras como mais maduras politicamente", disse Maria de Lourdes.

Para a professora, esse espaço poderia ser denominado: "Espaço familiar Valeriana Rodrigues de Alvarenga Cunha", em homenagem à esposa de Joaquim Firmino, mártir abolicionista mogimiriano. Maria de Lurdes explicou que Valeriana, além de perder o esposo, teve que conviver com os responsáveis por sua morte por mais de três décadas.

Em sua fala, a professora também prestou uma homenagem a Marielle Franco e pediu que no dia 8 de março, "para além da oferta de bombons e flores, reafirmamos as conquistas que as mulheres tiveram ao longo da história, mas também reafirmamos as lutas que precisamos continuar para melhorar as nossas condições de vida e participação na sociedade."

Depois de sua apresentação, Maria de Lourdes Nunes Pellegrino comentou algumas colocações dos vereadores.