Nos dias 14 e 26 de novembro, duas audiências públicas discutiram os temas "Parlamento Jovem" e "Criação de um Centro de Atendimento Especializado para Transtorno do Espectro Autista e outras deficiências".
Ambas foram uma iniciativa do Vereador Ernani Gragnanello (PT) – a segunda teve como co-autor o Vereador Manoel Palomino (PSD) –, tiveram tradução em Libras e transmissão ao vivo.
Estiveram presentes na primeira audiência os professores Antonia Marchese, Marcelo Barreto e Emanuel Duarte.
A discussão abordou a Resolução nº 342/2025 que criou o Parlamento Jovem, a importância de estimular a participação dos jovens na política e na democracia, para aproximá-los da Câmara Municipal, dos trabalhos legislativos e dos problemas e demandas do Município.
A segunda audiência contou com a presença do Presidente da Câmara, Vereador Cristiano Gaioto (PDT), do Vereador Wilians Mendes (PDT), da Secretária Municipal de Educação, Josélia Longatto, da Assessoria Parlamentar do Vereador Manoel Palomino (PSD), do ex-presidente da Associação dos Portadores de Deficiência, Paulo Sérgio Gasparini, da professora Nair Dovigo, de familiares e pessoas com deficiência, entre outras pessoas.
A discussão envolveu a implantação do centro, conforme a Lei Municipal nº 6.820/2024, as medidas práticas necessárias para que esse projeto se concretize, a possível criação de uma Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos da Pessoa com Deficiência e como garantir desde serviços básicos até o atendimento especializado para esse público no Município.
