Na 42ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (2), a Câmara Municipal aprovou sete projetos de lei relacionados à denominação oficial de vias nos loteamentos Reserva da Cachoeira e Elzio Mariotoni. Confira a ementa de cada projeto e um pouco da história dos homenageados. 

Loteamento Reserva da Cachoeira

- PL nº 98/2024, de autoria do Vereador Orivaldo Magalhães (PP), dá denominação oficial à Rua Projetada 8: "Rua Armando Soares da Costa Cordeiro". 

Armando Soares da Costa Cordeiro nasceu em Barueri, em 1955. De família humilde, Armando Soares começou a trabalhar desde cedo e formou-se em Ciências Contábeis em 1979. Dois anos depois, assumiu o cargo de auditor na Prefeitura de São Paulo, onde trabalhou por muitos anos. Além de funcionário público, tornou-se professor universitário e, em 1999, recebeu o convite para lecionar na Faculdade Santa Lúcia, em Mogi Mirim.

Soares trabalhou nessa instituição até 2007, quando se aposentou, "deixando sua marca na formação técnica de inúmeros alunos" – conforme conta o parlamentar na justificativa do projeto. Armando faleceu em 2022, aos 70 anos. 

- PL nº 102/2024, de autoria da Vereadora Joelma Franco da Cunha (Novo), dá denominação oficial à Rua Projetada 10: "Rua José Maria Fernandes de Almeida - Jaçanã".

José Maria Fernandes de Almeida, o "compadre Jaçanã", nasceu em Conchal, em 1940. Em Mogi Mirim, chegou a trabalhar como segurança de banco e no SAAE, mas foi como radialista e vereador que José Maria encontrou sua realização – conforme conta a autora na justificativa do projeto.

Na Rádio AM, compadre Jaçanã trilhou uma carreira de mais de quatro décadas, ajudando a projetar inúmeras duplas sertanejas e dançarinos. Já na Casa de Leis de Mogi Mirim, ao longo de dez anos, contribuiu por exemplo para as construções da estrada interna que liga Mogi Mirim à Artur Nogueira e do CEM (Centro de Especialidades Médicas).

José Maria Fernandes de Almeida, o "compadre Jaçanã", faleceu em abril de 2024. 

- PL nº 103/2024, de autoria de Joelma Franco, dá denominação oficial à Rua Projetada 26: "Rua Vera Elisabeth da Silva Mariano."

- PL nº 106/2024, de autoria do Vereador João Victor Gasparini (União Brasil), dá denominação oficial à Rua Projetada 15: "Rua Tereza do Carmo Salvador Bossarino - Piquena".

Tereza do Carmo Salvador nasceu em Mogi Mirim, em 1950. Viveu a juventude no bairro Santa Cruz, onde estudou e participou da comunidade católica local. Trabalhou nas fábricas Peixe e Champion Papel e Celulose e, em 1978, casou-se com José Luiz Bossarino com quem teve um casal de filhos. Anos depois, a família mudou-se para o bairro do Mirante.

A música foi uma das grandes paixões de Tereza do Carmo Salvador Bossarino "Piquena": ela participou por muitos anos do Coral São Gregório Magno, na Paróquia Santa Cruz, e do Coral Santa Cecília, da Paróquia São José.

"Tereza sempre valorizou a cidade e as iniciativas de crescimento econômico e social do município: gostava de ir nas inaugurações de lojas, praças, shoppings ou outros empreendimentos", escreve o autor na justificativa do projeto.

Tereza do Carmo Salvador Bossarino "Piquena" faleceu em dezembro de 2023.

Familiares de Tereza presentes na sessão (da esquerda para a direita): Concórdia (irmã), Danilo (filho), José Luis (viúvo) e Camila (filha).

 

PL nº 108/2024, de autoria de João Gasparini,  dá denominação oficial à Rua Projetada 2: "Rua João Victor Guimarães".

Filho de Eugênio Carlos Guimarães com Lucia Helena de Castro Guimarães, João Victor Guimarães nasceu em maio de 1999. 

"Marcou época na ETEC, onde participava de diversas atividades estudantis, além de ser figuta ativa nos torneios de futebol da cidade", escreve o autor na justificativa do projeto. 

João Victor faleceu num acidente de trânsito em setembro de 2020.

Familiares de João Victor Guimarães presentes na sessão: Leonardo Guimarães, Vanessa Guimarães e Rosangela Teruel. 

- PL nº 109/2024, de autoria de João Gasparini, dá denominação oficial à Rua Projetada 24: "Rua Osmar Henrique".

Osmar Henrique nasceu em julho de 1999, em Mogi Mirim. Cresceu na região do Maria Beatriz, onde desenvolveu laços de amizade. Osmar unia seriedade e alegria em seu modo de viver.

"Na área esportiva, atuou pelo Esporte Clube Mini Craques, equipe de futebol do bairro onde foi capitão da primeira conquista de um Campeonato Municipal do time", escreve o autor na justificativa do PL. 

Osmar tinha 20 anos – estava trabalhando, cursando o ensino superior e prestando o Tiro de Guerra – quando faleceu num acidente de trânsito, em 2019.

Familiares de Osmar Henrique presentes na sessão: Ashley (prima), Priscila (mãe) e Emerson (primo)

Loteamento Elzio Mariotoni

- PL nº 107/2024, de autoria de João Gasparini,  dá denominação oficial à Rua Projetada 13, do loteamento Elzio Mariotoni, no Parque das Laranjeiras, de "Rua Mateus Guarnieri".

Mateus Guarnieri nasceu em maio de 1993. Filho de Luciana Aparecida Gasparini e de Diógenes Geraldo Guarnieri, Mateus era extremamente querido e popular na zona leste da cidade, onde morava e trabalhava no setor automotivo.

Mateus tinha 26 anos e aguardava o nascimento de seu filho, Joaquim, quando faleceu num acidente de trânsito, em 2019. 

"Em reflexo ao seu legado de alegria e amor, sua cerimônia de despedida contou com a presença de dezenas de moradores de sua região, que jogaram aos céus balões brancos simbolizando a paz que Mateus sempre transmitiu", escreve o autor na justificativa do projeto. 

Familiares de Mateus presentes na sessão: Enzo, Mariana, Luciana e Nicolle.

      

 

 



Mais Notícias

Câmara entra em recesso nesta segunda-feira (23) e retorna dia 2 de janeiro; Vereadores eleitos tomam posse dia 1º de janeiro

Ler a notícia

Confira quais projetos do Executivo foram aprovados na 43ª Sessão Ordinária e 5ª Sessão Extraordinária

Ler a notícia