Na quinta-feira, dia 12 de junho, uma reunião entre vereadores, secretários municipais e representantes do terceiro setor discutiu questões financeiras de diversas entidades conveniadas à Secretaria de Educação.
No encontro, os partipantes conversaram sobre a situação financeira das entidades – que não possuem fins lucrativos –, os custos com materiais, alimentação e funcionários, e as fontes de recursos, como convênios com a Prefeitura, emendas parlamentares, realização de eventos beneficentes e doação dos munícipes.
Argumentando que muitas vezes esses custos ultrapassam as receitas que a entidade consegue obter, os representantes do terceiro setor defenderam a necessidade de reajuste do valor repassado pela secretaria de Educação, para a continuidade da prestação dos serviços.
Os representante do poder público, por sua vez, explicaram que as entidades precisam detalhar o que, no seu funcionamento, é custo de atendimento e o que é custo administrativo, pois o primeiro deve constar no contrato de convênio com a Prefeitura. Eles também relacionaram eventuais reajustes às possibilidades financeiras do Município e ao número de alunos que a rede de ensino integral consegue atender.
A reunião foi transmitida ao vivo e está disponível neste link.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara, Cristiano Gaioto (PDT), o Secretário de Finanças, Mauro Zeuri, e a Secretária de Educação, Josélia Longatto. Além deles, os Vereadores Ademir Junior (Republicanos), Ernani Gragnanello (PT), Mara Choquetta (PDT), Manoel Palomino (PSD), Marcos Cegatti (PSD), Marcos Franco (UB) e Wilians de Oliveira (PDT), e a servidora Vera Amaral, do setor financeiro da pasta de Educação.
Representando as entidades, compareceram Aparecida de Barros Penteado Bazzucco e Lorrany Araújo (Lar Infantil Aninha), Cintia Oliveira (Educandário Nossa Senhora do Carmo), Livia Oliveira (Equipotência), Marceli Machado (Casa da Criança), Rosimary Roque e Pauloroberto Silva (Centro de Convivência Infantil – CCI), Pastor Antonio Lima e Mauricio Gelber (Associação da Pessoa com Deficiência – APD de Mogi Mirim).