Movimento internacional de conscientização e prevenção contra o câncer de mama, o Outubro Rosa contará com diversas ações oferecidas pela Secretaria de Saúde. Até o dia 31, exames gratuitos, testes rápidos e orientações serão alguns dos atrativos para o público feminino, com foco no câncer e nas ações para o seu controle no país. Para chamar atenção ao calendário especial, a Pasta promove o Dia D contra a doença, ação será no sábado, dia 26.

No total, as 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionarão em horário especial de atendimento, das 8h às 12h. Serão ofertados coleta de papanicolau, mamografia, atualização de caderneta de vacina para as mulheres e orientações para prevenção e promoção da saúde.

Durante os dois Dias D, as UBSs Dr. Antônio Albejante, no Parque das Laranjeiras, na zona Leste, e Santa Clara, localizada na Zona Norte, também vão disponibilizar testes rápidos para o HIV, sífilis e hepatites B e C.

Abrem as portas em horário especial além da Antônio Albejante e Santa Clara, as UBSs do distrito de Martim Francisco, Jardim Planalto, José Antonio Seixas, no Sehac II, Vanderlei Bueno, na Vila Dias, Jardim Paulista, Parque do Estado II, Aterrado, Maria Beatriz, Santa Cruz e ESF Rural Sudeste. A unidade atende a região da Piteiras e Horto do Vergel.

Somente a Equipe de Saúde da Família (ESF) Rural Noroeste, responsável pelo atendimento no Pederneiras e Córrego Azul não estará em funcionamento no sábado.

Dias Úteis

De segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde também irão ofertar exames, atualizar a caderneta de vacinação e orientar as pacientes. Contudo, será necessário respeitar a grade de atendimento e o fluxo em cada local. A Secretaria de Saúde ressalta que, mediante o movimento, o usuário poderá ter sua demanda atendida, mas o indicado será o agendamento do serviço na própria unidade.

Sarampo

No Dia D de 26 de outubro, paralelo ao câncer de mama, haverá ainda o Dia D de vacinação contra o sarampo. A aplicação da vacina será voltada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A ação faz parte da campanha nacional, com a realização do Dia D agendada para o dia 19.

Como este será o final de semana do aniversário dos 250 anos de Mogi Mirim, em 22 de outubro, e a Prefeitura estará envolvida em uma série de ações da agenda municipal de festejos, a Pasta optou por transferir a ação para o dia 26. No mesmo dia ocorrerá um mutirão de combate à dengue.

Casos

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), órgão ligado ao Ministério da Saúde, o Estado de São Paulo possui uma taxa de 70,89 casos de neoplasia maligna de mama feminina para cada 100 mil mulheres, e de 8,43 casos na mesma média de habitantes de neoplasia maligna de colo de útero.

Fonte: http://www.mogimirim.sp.gov.br/noticia/outubro-rosa-mes-de-prevencao-do-cancer-de-mama-tem-dia-d-no-proximo-sabado