Na 6ª Sessão Extraordinária de 2025, os vereadores aprovaram o Projeto de Resolução nº 8/2025, de autoria da atual Mesa Diretora. O projeto dispõe sobre a criação da Câmara Jovem no Município de Mogi Mirim e dá outras providências.
A medida busca promover a educação política e o protagonismo juvenil, possibilitando aos estudantes a vivência do processo democrático por meio de atividades legislativas simuladas.
Além disso, a iniciativa visa incentivar debates, argumentação, diálogo e análises sobre demandas e problemas do Município – junto com a inscrição, os jovens deverão apresentar um projeto de lei sobre questões municipais –, conferindo à noção de política um aspecto mais concreto e próximo da realidade local.
Ainda de acordo com a proposta, a Câmara Jovem será composta por 17 Vereadores Jovens, selecionados anualmente entre estudantes do ensino médio, com até 18 anos, matriculados em escolas públicas ou particulares do Município.
A redação do projeto de resolução contém ainda outros pontos relacionados às inscrições e aos critérios da seleção, entre outros aspectos.
Na justificativa, os autores argumentam que a formação política de jovens é fundamental para a democracia e para a cidadania: "Inspirado em iniciativas bem-sucedidas, como o Parlamento Jovem Brasileiro, promovido pela Câmara dos Deputados, o presente Projeto de Resolução, apresentado pela Mesa Diretora, decorre de proposta do vereador João Victor Coutinho Gasparini, que sugeriu a criação da Câmara Jovem no Município de Mogi Mirim."
Confira a discussão que antecedeu a votação do projeto, clicando aqui.
E leia aqui o parecer conjunto das Comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento a respeito do PR nº 8/2025.