Mogi Mirim comemorou, em 1º de maio de 2008, 180 anos do nascimento do Dr. João Teodoro Xavier. Trata-se da mais alta e ilustre figura política da cidade; um mogimiriano à frente de seu tempo.

A Câmara Municipal de Mogi Mirim editou em outubro de 2002: Dr. João Teodoro Xavier – Presidente da Província de São Paulo (1872-1875), dos ilustres historiadores e professores Dr. Sérgio Romanello Campos (in memoriam) e Carmen Lucia Bridi, a seguir, o opúsculo completo para download.

Link pro PDF.

A Medalha Presidente João Teodoro

Pelo Decreto Legislativo n° 28, de 1° de setembro de 1977, com proposta do então vereador Dr. Décio Mariotoni, institui-se a Medalha Presidente João Teodoro, com a qual são homenageadas personalidades que expressam seu amor pela cidade de Mogi Mirim, e que deram de si em favor da grei mogianense nos vários segmentos de atuação: educação, cultura, comércio, indústria, prestação de serviço, entre outros, perpetuando assim a memória de nosso mais ilustre conterrâneo.

Foto Medalha Presidente João Teodoro.

Fora ela projetada pelo brilhante heraldista Lauro Ribeiro Escobar e cunhada pelo escultor Luiz Morrone, a qual assim se descreve: de ouro, de formato elíptico, com 4 cm de diâmetro maior e 3 cm de diâmetro menor, trazendo no anverso, no campo, a efígie de João Teodoro, circundada de resplendor canelado e no verso, o Brasão de Armas de Mogi Mirim, circundado dos dizeres “João Teodoro – Câmara Municipal de Mogi Mirim”. A medalha é suspensa de fita de gurgurão de seda chamalotada, de 55 milímetros de largura, com uma lista central branca, ladeada de uma vermelha, uma amarela e uma vermelha, sendo a central de 11 milímetros de largura e as demais de 4 milímetros cada.

A medalha se faz acompanhar de minuatura, rosete e respectivo diploma.

Foi o projeto da medalha e sua confecção aprovados pela Câmara Municipal através do Decreto Legislativo nº 30, datado de 15 de março de 1978.